Fundação e Baldrames


Execução do baldrame com a abertura da vala com 15 cm de profundidade para a colocação da sapata corrida simples para fazer a parede de pedra já em cima da sapata.



Detalhe da execução do baldrame com a sapata corrida simples, isso na construção do prédio comercial de 2000 m².



Concretagem do baldrame com 10 cm de espessura em sapata corrida simples em construção do prédio comercial com 2000 m² de construção.



Execução do baldrame com sapata corrida simples com 4 ferros de 3/8 em construção do prédio comercial com 2000 m² onde vamos fazer o muro de pedra em cima do baldrame e a estrutura de eucalipto tratado.



Preparando a execução do baldrame com a sapata corrida simples com 4 ferros de 3/8 onde vamos fazer a execução da concretagem com 10 cm de espessura em construção do prédio comercial com 2000 m² com construção com eucalipto tratado de demolição.



Extensão da execução do baldrame com sapata corrida simples com a parede de mais de 30 m de comprimento em construção do prédio comercial com mais de 2000 m² da construção com estrutura com eucalipto tratado de demolição.



Na execução do baldrame com a sapata corrida simples com 4 ferros de 3/8 em construção do prédio comercial com 2000 m², já vamos nivelando com a parede de pedra para que o acabamento da base com pedra já ficando acabado.



Execução do baldrame com todos os nivelamentos, com as paredes de pedra externas na construção do prédio comercial com 2000 m² onde vamos colocar os pilares de madeira com eucalipto tratado de demolição já em cima da parede de pedra.



Detalhe da construção do prédio comercial com 2000 m² com os baldrames externos já impermeabilizados e iniciando a execução da alvenaria de bloco de cimento e em volta os terraços onde vamos colocar os pilares de madeira com eucalipto tratado.



Nessas obras de mais de 2000 m² de construção com paredes de até 8 m de altura usamos esse tipo de sistema simples de sapata corrida com 4 ferros corridos de 3/8 usando o atravessado de 5/16 a cada 50 cm.
Abrimos uma vala com 10 cm de profundidade por 45 cm de largura e concretamos com 10 cm de espessura pois o terreno era firme e de corte.
Nos pilares fizemos a sapata também simples 70 cm x 70 cm com 4 ferros 3/8 a cada 15 cm virando um L de 10 cm para cada lado em cima de 4 brocas com 1,50 m de profundidade cada uma e concretamos a sapata com 10 cm de espessura.
Em terreno firme tenho executado muitas obras com esse sistema pois é econômico e rápido, não precisa usar as caixas de madeira, mas aconselho a quem for fazer, consultar uma pessoa de conhecimento ou um engenheiro pois isso varia para cada tipo de terreno.

3 comentários:

  1. Essas brocas sob as sapatas são de q diâmetro? A ferragem do pilar também desce 1,50 em profundidade? Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Nessa fundação usamos brocas de 20 cm de diâmetro, e as ferragens dos pilares todas com 1 m de profundidade. O chão era firme e de corte, claro que se fosse um aterro teríamos que reforçar mais a fundação. Estamos a disposição para o que precisar. Obrigado

      Excluir
  2. Pode se fazer uma construção com baldrames e em cima tijolos?

    ResponderExcluir